Semed, conselheiros tutelares e Comdcap buscam fortalecimento da educação municipal

Na tarde da última terça-feira, dia 30, o secretário municipal de Educação, José Leal Nunes, reuniu com conselheiros tutelares e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Aldo Serra, com o objetivo de dialogar e unir forças na garantia do direito de crianças e adolescentes à educação.

Durante a reunião, foram apresentadas as principais ações da Semed para o início do ano letivo de 2024, bem como discutidas estratégias para garantir o bom funcionamento da rede de ensino, além de elencar as principais demandas que chegaram aos conselheiros por meio da comunidade.

O diálogo entre os representantes dessas entidades reafirma a importância da cooperação interinstitucional na construção de uma base sólida para o desenvolvimento educacional. Para a conselheira Edileuza Aparecida Correa Gonçalves a reunião foi bastante produtiva e trouxe esclarecimentos relevantes.

“A reunião com o secretário Leal e toda sua equipe foi altamente relevante no sentido de garantir o direito de que todas as crianças e todos os adolescentes, de fato, tenham suas vagas garantidas, que é um direito constitucional e também do ECA. Durante o encontro, questões relacionadas às vagas, às escolas que serão implementadas e essa garantia de direito de criança e adolescente no âmbito educacional foram abordadas de forma clara e específica”, destaca a conselheira.

Na ocasião, José Leal enfatizou o compromisso em ouvir as demandas apresentadas pelos conselheiros tutelares e pelo Comdcap, reconhecendo a necessidade de alinhar esforços para enfrentar desafios específicos da educação municipal.

“Estamos trabalhando para garantir que o ano letivo seja tranquilo e produtivo. Buscaremos solucionar cada uma das demandas apresentadas aqui. A educação é prioridade do governo e, unindo forças, vamos superar os desafios”, destaca o secretário.

O diálogo estabelecido visa não apenas superar obstáculos imediatos, mas também gerar uma maior proximidade e parceria para a promoção e proteção do direito à educação, ou seja, unir esforços, por meio de um comprometimento coletivo em assegurar que cada criança e adolescente em Parauapebas tenha acesso a uma educação de qualidade.

Central de Vagas

Foi acordado durante o encontro que as demandas de vagas serão encaminhadas para a Central Única de Vagas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que pode ser acionada pelo WhatsApp (94) 3199 – 1134. O referido canal de comunicação está disponível para toda a comunidade de Parauapebas e pode ser contatada sempre que houver necessidade.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Comunicação/ Semed