Ano letivo inicia na rede municipal de ensino de Parauapebas

volta às aulas foi marcada por atividades especiais de acolhimento aos alunos nas escolas municipais

O ano letivo na rede municipal já começou. O dia 22 foi escolhido pela prefeitura para dar início às aulas no município e foi um momento muito importante, tanto para os estudantes quanto para os professores. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou atividades especiais de acolhimento para esse momento importante de aprendizado.

A preparação iniciou com a Jornada Pedagógica que, durante os dias 17, 18 e 19 de janeiro proporcionou troca de conhecimento aos profissionais da educação do município. O evento busca aprimorar e traçar as novas diretrizes de aprendizado para os alunos. Com o tema “Práticas Educacionais Inovadoras e Sustentáveis” o evento volta o olhar para práticas sustentáveis de ensino, mas sem esquecer do grande foco, a multiplicação dos saberes.

“Está sendo um retorno tranquilo dos alunos. A secretaria se preparou bastante para realizar a Jornada Pedagógica. Agora os gestores, com suas equipes pedagógicas, estão acolhendo bem os alunos”, comenta José Leal, secretário municipal de Educação.

Leal reafirma o compromisso da Semed com o corpo docente e discente do município, especialmente no que diz respeito à preparação das escolas, dos professores e dos alunos para esse retorno.

Entre suas responsabilidades estão a definição de diretrizes para a retomada das atividades presenciais, a garantia de condições sanitárias adequadas nas escolas e a capacitação dos profissionais da educação para lidar com os desafios desse momento. O município de Parauapebas conta com 99 escolas públicas, entre área urbana e rural, para acolher bem a classe estudantil.

Para os pais, a volta às aulas é importante, pois muitos precisam conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos. O retorno à rotina escolar é benéfico para a educação, o bem-estar emocional e a socialização das crianças.

Luiz Neto, pai de um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, demonstrou satisfação no acolhimento recebido por parte dos profissionais da educação. “A recepção foi muito boa. Dizem que a primeira impressão é a que fica. Eu gostei demais da professora, fui bem recebido no dia da matrícula; por mim está nota dez”, declara Neto.

Para Hadassa Júlia, aluna do 4º ano do ensino fundamental, a ansiedade de voltar a estudar é enorme, pois o ambiente escolar traz bastante alegria ao seu coração. “Eu estava muito ansiosa para voltar às aulas para rever meus amigos e minha professora. Eu gosto muito de estudar aqui no Chico Mendes, porque aqui tem professores muito legais”, comenta Júlia.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Orion/Studio 4